Alto Araguaia tem 59 alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Foto Divulgação | Agência Brasil

Alunos da rede municipal de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram destaque em cenário nacional. Eles conquistaram 59 medalhas na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os resultados das provas, realizadas em maio deste ano, só foram conhecidas agora em outubro. As provas foram realizadas por alunos das escolas Maria Júlia de Almeida, Aníbal Pereira Júnior, José Inácio Fraga e Lourença Afonso de Melo.

A disputa é voltada a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país e busca difundir o conhecimento e fomentar o interesse de crianças, adolescentes e jovens pela astronomia, astronáutica, física e outras ciências.

A OBA é dividida em quatro categorias, sendo as três primeiras para alunos do ensino fundamental e a última para o ensino médio. Na prova constavam dez perguntas, sete de astronomia e outras três de astronáutica, de múltipla escolha e dissertativas. Participaram desta edição 774.232 alunos distribuídos em 8.456 escolas em todos País.

Os alunos das escolas municipais de Alto Araguaia conquistaram ao todo 29 medalhas de ouro, nove de prata e 21 de bronze. Somente a Escola Municipal Maria Júlia foi responsável por conquistar 45 medalhas, sendo 17 de ouro, sete de prata e 12 de bronze na categoria Nível 1 e outras oito medalhas de ouro e uma de bronze na categoria Nível 2. A Escola Lourença Afonso de Melo conquistou 11 medalhas na categoria Nível 1, sendo quatro de ouro, uma de prata e sete de bronze.

As demais medalhas foram conquistadas pelas escolas Aníbal Pereira Júnior (uma de bronze categoria nível 1) e Escola José Inácio Fraga (uma de prata categoria nível 1).

A secretária de Educação Paula Fraga elogiou os professores e alunos envolvidos. “O resultado é fruto da dedicação dos professores, que voluntariamente auxiliam os alunos. É satisfatório ver o potencial que os alunos araguaienses possuem. São muitos futuros brilhantes que estão apenas começando e hoje celebram esta importante conquista”, disse.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) comemorou o excelente resultado: "Parabéns a todos os alunos pela conquista, aos professores e equipes gestoras das escolas pelo brilhante trabalho desenvolvido e aos pais dos alunos, por todo o incentivo que dão a seus filhos para que estudem e participem dessas competições", ressaltou.